O aposentado Nelson Nocetti foi operado e passa bem após um período de luta contra a Unimed. Nelson consultou-se com um médico em Sorocaba. O cirurgião verificou a necessidade e urgência da cirurgia, dizendo que havia piora clínica acentuada nos últimos 45 dias, tendo inclusive fornecido documento neste sentido ao idoso. O documento não sensibilizou o auditor da Unimed que informou que seria composta uma junta médica para avaliar o caso.
Desesperada a família procurou orientação jurídica. Claudio Dias Batista, que é advogado de Nelson, explica que imediatamente ingressou com ação de obrigação de fazer, cumulada com danos morais contra a prestadora de serviços. "Agimos rápido e a justiça respondeu prontamente", diz o advogado.
O juiz da Sétima Vara Cível de Sorocaba, José Elias Themer, ao receber o processo determinou: "Havendo indicação cirurgica do médico que trata do paciente, não obstante as dúvidas levantadas pela auditoria da cooperativa ré, antecipo a tutela, para seja providenciada a internação solicitada pelo Dr. Francisco Carlos de Andrade Junior, no prazo de 3 (três) dias, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)".
O Dr. murilo Padilha Zanetti, que também atua no processo em favor do aposentado diz ainda que "a vida do paciente estava em risco e a cirurgia foi adiada sem qualquer fundamento. Além disto, sequer marcaram data para a junta médica avaliar o paciente", finaliza.
A operação já aconteceu. A Unimed contestou a ação dizendo que não proibiu a cirurgia, mas apenas queria que o paciente passasse por uma junta médica. O processo que recebeu o número 4011983-14.2013 .8.26.0602, agora aguarda julgamento.