POLÍCIA FEDERAL ERRA FEIO E PRENDE PROFESSOR - 100 MIL DE INDENIZAÇÃO


Advogado ganha causa contra a Policia Federal que prendeu ilegalmente sindicalista e professor
   O professor RQA não imaginava que seria preso um dia, quanto mais por engano imperdoável da Polícia Federal. Ele foi confundido pelo delegado Léo Garrido, que assumiu o erro. O Ministro Edson Fachin, do STF revogou então a prisão do educador que também é sindicalista. Tudo aconteceu devido à Operação Registro Espúrio que procurava um sindicalista, como o professor, mas que em comum com ele só tinha o sobrenome. Isto mesmo, nem o nome era igual. 

   Segundo o advogado Claudio Dias Batista, da Dias Batista Advogados, que defende o professor, ele foi encaminhado, após  a prisão indevida, para a sede da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, onde foi confinado em uma cela com cama de cimento e sem acesso aos seus remédios, mesmo alegando que sofria de pressão alta e precisava deles. 

   A advogada Fernanda Oliveira Romanha Rigobello, que iniciou o processo, explica que por ser conhecido em sua cidade, tendo intensa participação política e sindical, a prisão ilegal do educador repercutiu na imprensa, com inúmeras matérias de jornais, rádios e televisões. Com sua liberação no dia seguinte, o professor voltou à dar aulas. Porém foi vítima de piadinhas dos alunos, que queriam saber se estava usando tornozeleira eletrônica, além de outras brincadeiras de mau gosto. 

   A União se defendeu, admitindo o erro, mas dizendo que o dano moral não podia ser tão alto. Ao julgar a ação a juíza Margarete Morales Simão Martinez Sacristan da Quarta Vara Federal entendeu ser devida a indenização de R$ 100.000,00 ao professor. A União deverá ainda divulgar nota reconhecendo seu erro em veículos de comunicação;